fbpx

Manutenção de Gaxetas: Dicas para Prolongar sua Vida Útil

Gaxetas São Bernado

A eficiência e a segurança dos sistemas industriais dependem da manutenção correta das gaxetas, elementos necessários para uma boa vedação. Isso é particularmente importante quando se considera eficiência e segurança no sistema industrial. 

Uma vedação eficaz, demanda inspeções periódicas e cuidados adequados com as gaxetas para que o risco de falha e vazamento não impeça a operação das máquinas e a segurança no local de trabalho. 

Portanto, um regime bem mantido pode realmente prolongar a vida útil da gaxeta e, além disso, melhorar o desempenho dos sistemas como um todo.

 

Inspeção Regular: 

A vida útil e o desempenho das gaxetas exigem uma parte importante em sua manutenção — inspeção frequente para garantir sua integridade. Essas verificações podem ajudar a encontrar sinais de desgaste e danos, que, se não forem cuidados, podem levar a uma falha.

Isso deve ser seguido pela verificação se a gaxeta desenvolveu rachaduras, endurecimento, erosão ou qualquer outra deformidade e se chegou a hora de substituí-la ou repará-la. Além disso, inspeções frequentes dessa natureza facilitariam o planejamento da manutenção preventiva, reduzindo assim as incidências de interrupções não planejadas.

A documentação adequada dos resultados obtidos na inspeção ajudará na análise eficaz de tendências para fazer mudanças proativas nos intervalos de manutenção. Esta é uma maneira eficaz de estender a vida útil das gaxetas e manter sempre os sistemas seguros e funcionais.

 

Limpeza Adequada:

As gaxetas devem ser limpas e mantidas adequadamente para garantir que sua eficácia seja mantida e sua vida útil seja estendida. A limpeza é realizada para remover resíduos que possam afetar a vedação ou o funcionamento do equipamento. Esses agentes de limpeza devem ser compatíveis com os materiais da gaxeta para evitar danos.

Da mesma forma, áreas adjacentes limpas garantem que a vedação não seja afetada pela poluição externa. A manutenção desse tipo é considerada importante para cumprir as prescrições do fabricante para a manutenção das propriedades da gaxeta.

Situações de limpeza necessária podem incluir: 

  • Depois da aplicação de produtos químicos agressivos;
  • Em ambientes com muitos detritos
  • Antes de realizar inspeções periódicas para permitir uma inspeção precisa; após realizar a manutenção em qualquer equipamento para se livrar de resíduos; e como parte de um esquema de manutenção preventiva.

 

Ajustes e Reposições:

A manutenção de gaxetas, deve ser preventiva ou preditiva, é preciso ser considerada o aspecto mais crítico do gerenciamento de equipamentos industriais. Sua condição deve ser observada de perto para qualquer sinal de desgaste ou dano, como alterações na textura, flexibilidade ou eficácia da vedação; para determinar quando ajustes ou substituições são devidos.

A adesão às condições de uso e às especificações do fabricante ajuda a prever um cronograma eficaz de manutenção baseado em condições que podem evitar falhas.

A seleção adequada de materiais e tipos de gaxetas para aplicações específicas levará a gaxeta a ter uma vida útil e desempenho melhores, minimizando assim as frequências de trocas. Em casos de troca, também deve haver um acompanhamento das técnicas de instalação recomendadas para que a nova gaxeta possa ser colocada corretamente e tenha um desempenho eficaz.

Exemplo

– Se as gaxetas ficarem gastas, danificadas ou não forem mais capazes de vedar, substitua-as ou repare-as.

– O desempenho da gaxeta é observado e verificações de rotina mostram o momento em que essas intervenções são apropriadas.

Siga as práticas recomendadas pelo fabricante e as práticas gerais da indústria para ajustes de calibração ou reposição.

 

Prevenção de Problemas Comuns: 

Problemas comuns de desgaste precoce devido à incompatibilidade do material com o ambiente operacional, instalação inadequada que pode levar a uma vedação ineficaz e falta de manutenção regular oportuna que resulta em quebras são os principais problemas.

Tudo isso se baseia na boa seleção de gaxetas compatíveis com as condições exatas de operação, de acordo com as instruções do fabricante, e na criação de um programa preventivo de manutenção, incluindo inspeção e substituição de gaxetas conforme necessário.

Problemas Comuns e como Evitá-los:

Incompatibilidade química: A gaxeta, composta de material insatisfatório, pode ter suas propriedades químicas reduzidas com a influência de alguns produtos químicos, levando ao enfraquecimento da capacidade de vedação.

Solução: escolha uma gaxeta que seja compatível com os produtos químicos encontrados.

Deterioração por Alta Temperatura: Algumas gaxetas não toleram altas temperaturas; portanto, sua exposição a isso os levará à deterioração imediata e ao fracasso.

Solução: Selecione a gaxeta compatível com a faixa de temperaturas de operação.

Má vedação devido à instalação incorreta: A instalação incorreta pode levar a uma má vedação, causando possíveis vazamentos.

Solução: Instale perfeitamente de acordo com as instruções do fabricante.

Erosão causada por fluido abrasivo: O fluido contendo partículas abrasivas causa desgaste na gaxeta.

Solução: Gaxetas especialmente projetadas para resistir ao atrito.

Relaxamento de tensão ao longo do tempo: A gaxeta pode perder sua tensão e a capacidade de vedação.

Solução: Opte por um material de gaxeta que mantenha a tensão.

 

Conclusão: 

Inspeção regular, limpeza correta, ajustes e substituições oportunos e maneiras de evitar falhas comuns. Ao seguir essas práticas recomendadas, entrar em contato com ajuda profissional quando necessário garante que os sistemas sejam seguros e funcionais. 

Fale com os profissionais da Metalite que podem dar soluções e insights específicos sobre como as gaxetas são usadas.

Posts Relacionados

  • All Post
  • Metalite
  • Lubrificação Industrial
  • Gaxetas

Solicite seu orçamento

    WhatsApp